Análise do mercado de energia solar no Brasil
O tamanho do mercado brasileiro de energia solar deverá crescer de 34,20 gigawatts em 2023 para 97,46 gigawatts até 2028, com um CAGR de 23,30% durante o período de previsão (2023-2028).
- A médio prazo, factores como iniciativas governamentais, como a medição líquida, promovem as energias renováveis, estabilizam a crescente pegada de carbono e dispõem de uma forma sustentável de energia. Além disso, a medição líquida ajudou os clientes a obter créditos nas contas, vendendo o excesso de eletricidade produzida à rede.
- No entanto, o regulador de eletricidade do Brasil, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), propôs a aplicação de uma taxa para sistemas solares com até 5 MW de capacidade de geração de energia. Além disso, espera-se que a instalação de outras fontes de energia renováveis, como eólica, hídrica e outras, dificulte o crescimento do mercado durante o período de previsão.
- De acordo com seu último plano, o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDEE) 2027, o Brasil deverá aumentar sua energia renovável não hídrica para 28% de sua matriz de geração de eletricidade até 2027. Espera-se que projetos em escala de serviços públicos e projetos de geração solar distribuída sejam será lançado em vários leilões, o que deverá criar uma oportunidade para o crescimento do mercado no futuro.
Tendências do mercado de energia solar no Brasil
Aumento da demanda por eletricidade para impulsionar o mercado
- A eletricidade no Brasil é gerada por meio de diversos combustíveis, e as energias renováveis são uma das principais fontes de geração. Com as crescentes preocupações com as mudanças climáticas na atmosfera devido ao aumento das emissões de CO2, o Brasil e outros países estão se concentrando mais na geração de eletricidade a partir de fontes renováveis. Em 2022, o Brasil gerava quase 92% da eletricidade a partir de fontes renováveis.
- A demanda por eletricidade no Brasil é mitigada principalmente pelas instalações hidrelétricas disponíveis. A energia hidrelétrica dominou o país, com uma produção de 48.000 MWa em 2022. As usinas hidrelétricas estão localizadas na bacia do rio Amazonas, no norte. No entanto, a procura de electricidade do Brasil provém principalmente da costa oriental, que depende principalmente da energia hidroeléctrica, o que poderá ser insuficiente para satisfazer a procura de electricidade do anel durante os próximos anos.
- De acordo com a IRENA, a capacidade total instalada de energia solar do Brasil atingiu cerca de 24,08 GW em 2022, aumentando em relação aos cerca de 14,19 GW em 2021. O país espera ter 1,2 milhão de sistemas de geração de energia solar até 2024. Com sua política de medidor líquido e redução do custo da energia solar, o Brasil prevê-se que a energia solar aumente durante o período de previsão.

Para entender as principais tendências, faça o download do relatório de amostra
Baixar PDF
Aumento da implantação de energia solar fotovoltaica (PV)
- O Brasil é um dos países mais avançados da América do Sul no que diz respeito ao desenvolvimento de energias renováveis. O país apresenta excelentes níveis de radiação solar, pois está numa faixa de latitude em que a incidência de radiação solar é muito maior do que no resto do mundo.
- A instalação de capacidade de distribuição também está a aumentar rapidamente no país. A capacidade instalada distribuída excedeu a capacidade das centrais centralizadas, representando 71% da capacidade fotovoltaica instalada do país.
- A energia solar fotovoltaica acelerou a partir de 2017, com a capacidade total aumentando para 24,08 GW em 2022. No geral, o setor de energia solar do Brasil experimentou um crescimento decente com sua recuperação econômica desde 2017, e pode liderar o mercado regional no futuro.
- Por exemplo, em abril de 2023, a Atlas Renewable Energy anunciou que chegou a um acordo de compra de energia de 21 anos com a Albras, uma produtora brasileira de alumínio, para fornecer energia solar. Fornecerá a energia acordada do projeto fotovoltaico Vista Alegre de 902 MWp, no estado de Minas Gerais, no Brasil.
- Os fatores mencionados acima provavelmente impulsionarão o crescimento do segmento solar fotovoltaico no próximo período no Brasil.
